Últimos assuntos

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
O Criador
O Criador
Ver perfil do usuário

[Regra] Sistema de Roleplay, missões, Solo, recompensas

em 30.11.18 2:29
1. Roleplay & Missões: Conceitos
Embora interligadas, o sistema de roleplay se diferencia do de missões. Enquanto no último se tem um foco maior em se concretizar uma ordem, alcançar um objetivo (missão), no primeiro temos um desenvolvimento mais complexo. Nada impede que durante uma missão ocorram nuances no personagem, em sua personalidade, afinal, tudo que ocorre ali o afeta. No sistema de roleplay o player tem a liberdade de solicitar objetivos distintos e assim melhor desenvolver o personagem. Por exemplo, ele quer desenvolver sua trama familiar. Dentro de uma missão isso não seria central, mas dentro de um roleplay o jogador poderá pedir que isso seja parte central da construção do enredo.

2. Roleplay
Como pontuado acima, o sistema de roleplay contempla melhor e de forma mais completa o desenvolvimento do personagem, proporcionando a criação de enredos que englobem diversos momentos e acontecimentos da vida do personagem, interligando-os. Da mesma forma como funciona no animangá, criando e interligando missões com descobrimentos, dramas familiares etc sempre de forma dinâmica.

2.1 Construindo um roleplay
Na construção do roleplay, o jogador deverá ter seus objetivos. Objetivos esses que serão expressos no momento da solicitação de roleplay. Na construção do seu personagem você poderá pensá-lo desde a academia ninja. Portanto tem a liberdade de construir diferentes núcleos como imaginar: familiar, profissional, militar etc.


Última edição por Admin em 30.11.18 14:26, editado 1 vez(es)
avatar
O Criador
O Criador
Ver perfil do usuário

Re: [Regra] Sistema de Roleplay, missões, Solo, recompensas

em 30.11.18 13:51
3. Missões
As missões são essenciais para a economia das vilas. São nas missões que os ninjas forjam suas características, moldam suas personalidades. Nunca se sabe o que os aguardará em uma missão.Todos os dias diversas missões chegam aos gabinetes dos Líderes e elas são classificadas em níveis distintos. Esses níveis visam convocar os melhores ninjas para cada tipo de missão.

Adaptando as missões para o fórum, todas as missões são realizadas em on, ou seja, elas afetam diretamente a vida do personagem e também do vilarejo em que ele está realizando as missões. Levando em consideração o nível da missão, ela também exigirá ninjas que possam realizá-las, restringindo os ainda não aptos para seu grau de dificuldade.

Nível da missão e Graduação exigida:

Missões Rank D: Genins.
Missões fáceis, sem combate direto e que não representam risco de morte.
Missões Rank C: Genins e Chunins.
Missões nas quais pode haver risco de ferimentos graves.
Missões Rank B: Genins (com superiores), Chunins, Anbus e Tokubetsu Jõnins.
Missões nas quais pode ocorrer combate mortal entre ninjas.
Missões Rank A: Chunin (com superiores), Anbus, Tokubetsu Jõnins e Jõnins.
Missões desse nível podem interferir diretamente no rumo das vilas.
Missões Rank S: Anbu, Tokubetsu Jõnons e Jõnins.
Missões confidenciais de impacto mundial.

Após conhecer os ranks necessários e uma breve explicação das missões, traremos as recompensas que cada missão pagará e suas necessidades.

1.1 Missões com narradores

Como já destacado, cada missão tem um nível distinto, uma dificuldade a ser enfrentada que irá variar. Visando contemplar essa dificuldade, também estará presenta no número mínimo de postagens (do player) para completar uma missão. Salientamos que esse número é o mínimo, portanto, o narrador poderá exigir mais caso julgue necessário.

Missões Rank D: 1 post.
Missões Rank C: 3 posts.
Missões Rank B: 6 posts.
Missões Rank A: 10 posts.
Missões Rank S: 14 posts.

As recompensas variam de missão para missão. Mesmo dentro de um mesmo nível, uma missão poderá pagar mais. Esses valores serão definidos pelos narradores:

Missões Rank D: 2,5 a 5 mil ryous.
Missões Rank C: 5 a 10 mil ryous.
Missões Rank B: 15 a 50 mil ryous.
Missões Rank A: 80 a 250 mil ryous.
Missões Rank S: 300 mil a 1 milhão de ryous.

4. Missões One-Post Solo & Guiada

Existirão duas opções de missões one post. O primeiro formato é totalmente construído pelo próprio jogador. Ele irá criar o enredo e colocar ali as dificuldades condizentes com o Rank da missão. No fim, deverá solicitar a presença de um narrador para que possa avaliar e, se dentro dos critérios de avaliação (listado no fim do tópico), será aprovado. O segundo modo será missões dadas pelo narrador. Ou seja, ele irá fornecer todos os dados necessários: ambiente, inimigos, objetivos etc. De forma que o jogador deverá contemplar os pontos solicitados para que seja aprovado. Sobre os dois modelos, o modelo Solo deverá ser criado dentro de um tópico denominado [Missões One Post Solo] + nome do jogador. Assim todas as missões one-post de criação do jogador ficarão no mesmo local.

4.1 One-post Solo
Essa opção é válida apenas para Rank C. De forma a dar maior liberdade ao player, ele poderá estar realizando uma missão sozinho. Isso quer dizer que caberá ao player criar todo o enredo, inserir dificuldades e contemplar pontos obrigatórios que são: convocação para a missão, tipo de missão e seu objetivo, desenvolvimento e conclusão com o retorno ao quartel general explicando os acontecidos. Não ocorrendo algum dos itens obrigatórios, a missão poderá e deverá ser reprovada.

4.2 One-Post Guiada
Esse formato contempla Rank B e A e S. Como dito acima, esse formato é o contrário do seu primeiro. Se no primeiro o jogador propõe e comanda todos o enredo, aqui ele deverá cumprir e seguir com os objetivos alheios a sua vontade. Nesse formato caberá ao narrador fornecer todas as informações necessárias e os objetivos a serem concretizados, portanto o narrador escolherá o local, a quantidade de inimigos etc, sempre respeitando o nível da missão e do solicitante.

5. Aumento de Rank
Mantendo a fidelidade ao universo do animengá, as missões aqui também poderão aumentar seu nível. Entretanto, ela poderá aumentar apenas um rank e se limitará a dois aumentos de nível por mês. Quando uma missão ter seu nível elevado, o narrador deverá acrescentar o número até atingir o mínimo do rank que se tornará. Por exemplo, uma missão rank B está na quarta postagem quando se torna uma rank A, o narrador deverá acrescentar mais seis postagens, atingindo as dez mínimas requeridas pelo nível que se tornou. Essa opção não está disponível para as one post.


Última edição por Odin em 06.12.18 0:44, editado 1 vez(es)
avatar
O Criador
O Criador
Ver perfil do usuário

Re: [Regra] Sistema de Roleplay, missões, Solo, recompensas

em 30.11.18 15:30
6. Sistema de solos
Similar às missões one-post, o sistema de Solo é como se fosse uma série de one-post interligadas. Dessa forma, o sistema serve para que o próprio jogador possa desenvolver e aprofundar seu personagem de maneira mais autônoma. Missões e graduações não podem ser realizadas dentro das Solos. Quando finalizada, deve ser solicitada a aprovação de um narrador.

6.1 Regras
De forma geral, as solos possuem poucas regras, mas necessárias ao seu funcionamento.

  • Serão permitidas apenas duas solos por semana.
  • Cada postagem da solo deverá conter um mínimo de duzentas palavras
  • Cada postagem deverá ter uma diferença de tempo de duas horas para que ocorra uma nova postagem.
  • É necessário no decorrer da Solo demonstrar a evolução do personagem, contemplando sua aprendizagem.

avatar
O Criador
O Criador
Ver perfil do usuário

Re: [Regra] Sistema de Roleplay, missões, Solo, recompensas

em 30.11.18 16:05
7. Critérios de avaliação
Cada pilar de avaliação servirá para determinar o total de exp ganha naquela narrativa. Abaixo seguirá os valores que compõe o exp final a ser recebido e uma explicação de cada critério:


  • 1. Coerência (50%);
  • 2. Estrutura e fluidez (25%);
  • 3. Adequação à proposta (15%);
  • 4. Organização e ortografia (10%).


Coerência: Critério que receberá o maior destaque. Entendemos coerência como o conjunto de fatos em que o jogador segue uma linha lógica e se utiliza de suas competências o melhor possível. Por exemplo, seu personagem não possui muitos pontos em inteligência, mas durante o enredo, ele descobre armadilhas, elabora estratégias muito acima dos pontos distribuídos. Isso é uma falha na coerência. O personagem deve ser interpretado como ele é, por suas características.

Estrutura e fluidez: Por estrutura compreendemos a sequência de acontecimentos, a sequência de decisões e a forma como elas são construídas. Se confunde em si com o conceito de desenvolvimento. Ou seja, seguindo a coerência citada acima, você vai indo de etapa em etapa. Uma estrutura básicas é começo-meio-fim. O conceito de fluidez complementa o primeiro. Pois se você precisa de uma estrutura, é necessário coerência entre as etapas, passando de uma a outra de forma fluída, ou seja, seguindo os acontecimentos, evitando furos no enredo. Por exemplo, você precisa invadir um armazém que abrigam assaltantes. A sequência coerente nesse fragmento é você obter informações do loca - encontrá-lo - obter informações sobre a estrutura - procurar formas de adentrar e se é seguro e então enfrentar os inimigos. Não encontrar o local sem especificar como o descobriu e "do nada" já estar dentro na linha seguinte sem explicar como adentrou.

Adequação à proposta e objetividade:
Você recebe uma missão que deverá procurar por uma planta rara que será usada na fabricação de um antídoto. Até aí tudo bem. Mas na sua narração, você narra diversas linhas andando pela vila, conversando com amigos, fazendo compras e na última linha encontra a planta e a leva para quem solicitou. Faltou tanto adequação à proposta quanto objetividade. Se adequar à proposta é seguir o enredo principal, a linha norteadora sem se sair tanto dela. Objetividade é justamente se manter nessa linha principal da narração, no caso aqui, encontrar a planta. Você pode conversar, mas use isso para obter informações úteis à conclusão da missão.

Ortografia e organização:
Por último e menos importante, organização e ortografia. Por organização entendemos a formatação da postagem. Sim. Isso é importante. Templates podem bugar, podem ser horríveis para ler, com letras minúsculas, cores que contrastam e dificultam ler. Portanto podem usar templates com adereços e imagens, mas prefira o uso dos que fiquem legíveis. Sobre ortografia, não existe muito o que comentar. Evite erros simples na grafia das palavras, busque usar palavras de fácil compreensão e corrente uso no português (sem a necessidade de dialetos regionais). O bom uso das palavras pode ser um grande diferencial.
Conteúdo patrocinado

Re: [Regra] Sistema de Roleplay, missões, Solo, recompensas

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum